Tenha Cuidado com o que Você Pensa: Sua Vida Depende Disso

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:novembro 15, 2024
  • Tempo de leitura:18 minutos de leitura
  • Comentários do post:0 comentário
Provérbios 4:23: tenha cuidado com o que você pensa pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Estudo bíblico e reflexões sobre o fil divertida mente 2.

Quem você pensa que é?

Você já parou para pensar como suas ideias, pensamentos e crenças podem estar moldando sua vida – para melhor ou para pior? Talvez você não saiba ou não perceba, mas toda a nossa vida é guiada pelo que pensamos – diretamente ou indiretamente.

Cada pensamento afeta nossas atitudes, decisões e até o curso do nosso futuro. Hoje você pode estar se perguntando: por que estou vivendo o que estou vivendo? E existe uma reposta bem simples pra isso, porém você ainda pode não ter percebido.

A ciência estuda há anos a relação entre mente, pensamento e realidade. Mas ainda não comprova diretamente que pensamentos criam a realidade em um sentido literal, como mudar circunstâncias externas só pelo poder mental, como a tal teoria da ”Lei da Atração” explica.

Contudo, há forte evidência de que pensamentos afetam a percepção, o comportamento, e até o estado físico, o que indiretamente influencia o que experimentamos na vida.

Mas o intuito dessa carta, não é te mostrar descobertas científicas. Eu quero te mostrar o que a Bíblia nos alerta e ensina há séculos sobre o poder dos pensamentos e como eles afetam nossas vidas.

A ciência só está descobrindo uma coisa, que nós, como Igreja do Senhor, já devíamos saber. Pois Jesus já havia deixado registrado nas escrituras sobre esses ensinamentos, porém, a preguiça do ser humano não o tem permitido ler a Bíblia para aprender.

E neste estudo você vai aprender a fortalecer sua mente com sabedoria e descobrir como fazer dos seus pensamentos o combustível para uma vida abençoada e guiada por Deus.

Quem Você Pensa que é?

A Bíblia nos alerta que nossos pensamentos são como as raízes de uma árvore: aquilo que cultivamos em nossa mente, seja positivo ou negativo, inevitavelmente se manifesta em nossa vida. Se alimentamos pensamentos de medo, insegurança e dúvida, esses sentimentos começam a definir a maneira como vemos o mundo e como nos relacionamos com os outros.

Eis aqui o porque uma pessoa se torna depressiva ou ansiosa. Falo de experiência própria! Eu cheguei ao ponto de tentar tirar a própria vida, estava em um estado depressivo profundo. A ansiedade também foi um estado mental que vivi por duas vezes, e em cada uma delas eu tive um princípio de infarto. Graças a Deus eu não morri.

Literalmente, nossa vida se torna um reflexo desses pensamentos, com decisões e atitudes moldadas por esses sentimentos. Provérbios 4:23 está escrito:

”Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.”

Provérbios 4:23 (Versão NTLH)

Em uma outra versão, a tradução diz:

”Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Provérbios 4:23 (Versão ARA)

A depressão surge quando pensamentos de tristeza, decepção ou baixa autoestima se tornam dominantes e enraizados. Esses pensamentos podem criar um sentimento constante de falta de propósito, de que nada é suficiente, e com o tempo, enfraquecer a nossa visão sobre a vida.

A ansiedade, por outro lado, está frequentemente ligada ao medo do futuro, à insegurança e ao desejo de controle. Quando nos deixamos levar por esses pensamentos de medo e incerteza, nosso corpo e mente entram em estado de alerta contínuo, criando um ciclo que nos impede de experimentar a paz.

Em Provérbios 4:23 Salomão nos ensina a importância de cuidar do que pensamos, pois os pensamentos direcionam o curso da nossa vida. Quando nossa mente se enche de pensamentos sombrios e negativos, esses pensamentos começam a moldar nosso coração e, consequentemente, a forma como enxergamos o mundo e a nós mesmos.

Como Cuidar dos Meus Pensamentos?

A regra é clara: se de tudo o que se deve guardar, guarde o seu coração, o que a Bíblia está nos ensinando aqui? Cuide da sua fonte de vida. Ou seja, do seu coração.

Lembre-se: pensamentos geram sentimentos, sentimentos geram ações. Quanto mais você pensa, mais você sente, e quanto mais você sente, mais você tem vontade de fazer.

”Vigiai e orai, para que não entreis em tentação…”

Mateus 26:41 p.a.

Essa frase foi dita por Jesus. Ele estava ensinando as pessoas sobre como os pensamentos influenciam nossas ações. Ele não disse ore e vigie, ele disse ”VIGIAI E ORAI”. Isso porque antes de percarmos, primeiro pensamos nele, e o agir é uma mera consequência.

Agora olha que interessante…

O pecado é uma consequência dos pensamentos e de tudo aquilo que sentimos, certo? Então o que nos faz pensar o que pensamos e o que nos leva a sentir o que sentimos?

A resposta está no livro de Mateus 6:22-23 que diz:

”Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas, se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará cheio de trevas.”

Mateus 6:22-23 (Versão NVI)

O que o autor está querendo dizer aqui? Tudo depende do que você alimenta os seus olhos. Tudo o que você vê, dita o que você pensa, e o que você pensa dita o que você sente. E, consequência disso, você age.

Em 2 Samuel 11, o autor narra o pecado de Davi, que por coincidência, pecou primeiro nos seus pensamentos.

A história narra que Davi, mandou que seus oficiais e todo o seu exército saísse para atacar os inimigos, porém, Davi fez algo que nunca havia feito antes: ele ficou no palácio. Consequência disso? Ele foi passear no terraço do palácio,lá de cima ele viu uma mulher tomando banho, e depois pediu para que trouxessem a mulher até o palácio até que, por fim, teve relação sexual com ela de forma ilícita.

”Uma tarde Davi se levantou, depois de ter dormido um pouco, e foi passear no terraço do palácio. Dali viu uma mulher muito bonita tomando banho. Aí ele mandou que descobrissem quem era aquela mulher e soube que era Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, o heteu. Então Davi mandou que alguns mensageiros fossem buscá-la. Eles a trouxeram, e Davi teve relações com ela. Bate-Seba tinha justamente terminado o seu ritual mensal de purificação. Ela voltou para casa e depois descobriu que estava grávida e mandou um recado a Davi contando isso.”

2 Samuel 11:2-5

Veja bem, primeiro ele viu, depois pensou, desejou e, só depois disso veio a agir. Ele não vigiou e fixou seus olhos para onde não deveria. Isso acabou alimentando seus pensamentos com coisas ruins, o que o fez sentir o desejo e depois praticar.

O pior disso tudo é que Davi veio a pecar de novo. Quando descobriu que a mulher estava grávida, para tentar encobri o seu pecado, ele mandou um oficial do exército colocar o marido dela como linha de frente na batalha para que morresse. Isso nos faz lembrar do versículo que diz: ”Um abismo chama outro abismo”, que irconicamente, foi o próprio Davi quem disse no livro de Salmos 42:7.

Outro caso é o de Eva quando veio a comer do fruto do conhecimento do bem e do mau. Está escrito que, antes que ela comece do fruto, primeiro ela viu e desejou.

”A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu.”

Gênesis 3:6

Esse é mais um dos exemplos de que os olhos são a janela da alma. Tudo aquilo que você decide enxergar é o que determina se o seu corpo será luz ou trevas.

Eva, antes de comer do fruto, está escrito que ela viu. Não se sabe ao certo se foi só uma vez, mas o que dá a entender é que Eva já estava observando aquela árvore a muito tempo. Com isso, o resultado foi fatal: ela começou a pensar no quanto seria bom ter entendimento, e isso a fez desejar comer do fruto proibido. Resutado? Eva comeu.

Portanto, cuidar dos nossos pensamentos é essencial. Assim como escolhemos cuidadosamente o que colocamos em nosso corpo para manter a saúde, devemos ser seletivos com o que alimenta a nossa mente. Isso não significa ignorar dificuldades ou emoções negativas, mas sim não permitir que elas dominem nossa mentalidade.

O que a Bíblia nos Ensina a Pensar?

Jesus quando veio ao mundo, ele resolveu o maior de todos os nossos problemas. Ele morreu em nosso lugar, e o efeito disso não foi somente nos dar a salvação, mas também nos libertar das correntes do pecado. Graças a Deus, hoje somos livres.

O inimigo não tem mais o poder de tocar em nós, a menos que demos legalidade.

O fato de satanás não ter legalidade sobre nós, o máximo que ele pode fazer é tentar nos influenciar ao erro. E como ele faz isso? Lançando suas setas em nossa mente.

Ele sempre tenta nos enganar, colocar dúvidas e crises de identidade, nos fazendo esquecer que somos filhos de Deus e que com Cristo somos mais do que vencedores.

A todo momento o inimigo tenta abalar a nossa fé com suas mentiras e sugestões. Por isso, é primordial usarmos o capacete da salvação (citado em efésios 6:17), pois simboliza o sangue de Cristo derramado em nós e sempre nos lembra de que somos salvos por Ele.

Dito isso, aqui estão dois passos fundamentais para cuidar dos nossos pensamentos:

1. Lembre-se de tudo o que lhe dá esperança

O que você geralmente pensa que lhe trás esperança? Difícil pensar não é? Mas a palavra nos ensina a pensar em tudo o que nos dá esperança. Porém lembre-se, a Bíblia é um livro espiritual. Não estamos falando de coisas materiais, mas das promessas de Deus.

”Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”

Lamentações 3:21-24

Neste versículo, o autor está dizendo: ”As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumido”. O que isso significa? Que o fato dele lembrar que Deus é infinitamente misericordioso, isso o faz ter esperança no dia de amanhã.

Ele trouxe a sua memória uma característica de Deus e isso confortou seu coração. Como ovelhas, devemos ter a confiança no Senhor e sempre nos lembrar de quem somos n’Ele.

O problema, é que muitos de nós não conseguimos dominar nossos pensamentos porque alimentamos nossa mente com outras coisas como trabalho, redes sociais, televisão, jogos, rolês com os amigos, e esquecemos o principal: buscar em primeiro lugar o reino dos céus.

Como você vai trazer a memória aquilo que lhe dá esperança se você não conhece a Deus? Se você deseja ter uma fé inabalável, tenha em mente que você precisa se relacionar e conhecer mais a Deus.

E como você faz isso?

”De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus.”

Romanos 10:17

Busque a ouvir a palavra de Deus a todo momento, leia a Bíblia e busque por conhecer ao Senhor. A chave para ter uma fé inabalável é conhecer a Deus e seus princípios.

”Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

João 16:33

Traga esse versículo a sua memória a todo momento, e lembre-se: as dificuldades vão continuar, mas o que garante você passar por elas é a sua mente consciênte. Viva o agora, deixe para trás o que ficou e não te preocupes com o que está por vir.

2. Ocupe o vosso pensamento

Ao invés de se preocupar com dia de amanhã, gastar horas do seu dia pensando só em trabalhao ou ficar com a cara pregada na tela do celular assistindo coisas que não edificam, procure preencher a sua mente com coisas boas.

Em Filipenses 4:8-9 Paulo nos ensina sobre o que pensar.

”Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.”

Filipenses 4:8-9

A Bíblia nos orienta a direcionar nossos pensamentos para o que é verdadeiro e digno de louvor, não como um ato de negação dos problemas, mas como uma forma de ancorar nossa mente em coisas boas e edificantes, mesmo em meio a dificuldades.

Quando escolhemos focar em pensamentos de fé, esperança e gratidão, começamos a fortalecer nossa mente contra a influência de pensamentos destrutivos. Assim, ao invés de nos tornarmos vítimas dos ciclos de ansiedade, depressão e tristeza, abrimos espaço para uma mente mais saudável, capaz de lidar com os desafios com equilíbrio e fé.

Conclusão

No mais, meu irmão e minha irmã, desejo que você viva a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Contudo, eu não posso fazer a sua parte. Você é quem precisa dominar seus pensamentos.

O que eu posso fazer é te instruir e ensinar os princípios e sabedorias da palavra de Deus, mas o agir não depende de mim.

”Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem‑se pela renovação da sua mente, para que vocês experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Romanos 12:2 (Versão NVI)

Deus te abençoe!

Deixe um comentário