Você sabe qual a diferença de ser Crente e Cristão
A grande diferença entre os termos é que o Crente vem do crer, já o Cristão tem como definição, aquele que é seguidor ou imitador de Cristo. Os termos são completamente diferentes, mas ambos se conectam e formam o que chamamos hoje de fé e doutrina.
Neste artigo vamos abordar todas as suas diferenças e verdades por trás deste misterioso argumento, onde muitos são crentes e outros são cristãos.
Eis a pergunta: Você tem sido crente ou cristão?
Vamos discutir todo este assunto a partir dos tópicos:
- O que vem a ser o Crente?
- O que vem a ser o Cristão?
- Como eles se conectam?
- Conclusão
Vamos lá?
O que vem a ser o Crente?
O crente vem do verbo crer, se você crê, significa que acredita em algo ou alguém. Acreditar que você vai findar uma faculdade e vai se formar, que terá uma casa ou um carro e emprego bem remunerado é um tipo de crença. E crer vai muito além de algo religioso ou espiritualidade.
Todos nós cremos em alguma coisa e acreditamos que exista algo, seja acima ou abaixo de nós. Até mesmo o ”ateu” acredita que não existe algo para se crer, o que o faz dele crente em não haver nada supremo que tenha criado todo o universo. Resumidamente, o ateu crê que não exista um ser supremo, o que faz dele um crente.
Por mais que seja negado por alguns, as crenças existem, e crer todo mundo crê. O maior exemplo está em Tiago 2:19 que diz:
”Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o creem, e estremecem”.
A bíblia é bem clara quando diz respeito a crer, ela diz que até os demônios creem em Deus e ainda acrescenta mais, diz ainda que estremecem.
Agora pensa só… Se até os demônios creem, quem dirá a nós seres tão pequenos que também estávamos fadados a morte eterna. Estamos vivos e temos a oportunidade de salvação através do ato de crer. O Senhor Jesus nos deu este direito morrendo por nós naquela cruz e nos deixou bem claro no livro de João 3:16-17:
”Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Portanto, Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele”.
Mas não basta simplesmente crer, e é isso que vamos ver logo a seguir.
O que vem a ser o Cristão?
O cristão não pode ser classificado como um verbo, já temos aqui nossa primeira diferença. E porque não pode ser colocado como um verbo? Simples… Nem todos podem ser ou conseguem ser, o que faz com que a palavra ”cristão” fique fora da lista de verbos.
Seguidores ou imitadores, é o que Deus espera dos seus por meio de sua palavra e amor. O cristão é aquele que tem o carácter de Cristo implantado nele ou que desenvolve este carácter através da intimidade com a palavra de Deus (Bíblia), oração e jejum.
Se relacionar com alguém ao ponto de adquirir intimidade nos faz herdar um pouco dos hábitos, jeitos e costumes de uma pessoa, e isso não é diferente com o Senhor, cada vez que nos aproximamos mais dEle nos tornamos mais parecidos com Ele.
Um exemplo disso está em Mateus 26:73:
”Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia”.
Neste livro é onde relata a negação de Pedro, e na terceira vez em que Pedro nega a Jesus, ele é acusado de ser igual a Jesus por falar como ele. Isso nos mostra claramente que, por andar com Jesus o seu falar já era igual ao de seu mestre.
Claramente vemos que sim, podemos desenvolver o carácter de Cristo em nós através da intimidade com ele, e muita das vezes, por amor, somos levados a viver um avivamento.
Podemos concluir então, que o cristão é todo aquele que tem o carácter de Cristo impresso nele, e que também o segue. Devemos desenvolver este carácter a cada dia e dar sempre o exemplo. Paulo afirma em uma de suas cartas em 1 Coríntios 11:1 que diz:
”Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo”.
Paulo foi um grande apóstolo, logo depois de ter um encontro genuíno com Jesus ele se tornou carta escrita, espelho de Cristo, e ele nos exorta, sede meus imitadores.
Portanto… O cristão é aquele que imita a Cristo e que reflete a sua presença através do seu carácter.
O Crente e o Cristão: Onde eles se conectam?
Ser crente e cristão tem suas diferenças, mas… o crer e o ser devem andar juntos, é o que nos traz a fé e o agir. Tiago 2:14-18 diz:
”Meus irmãos, que interessa se alguém disser que tem fé em Deus e não fizer prova disso através de obras? Esse tipo de fé não salva ninguém. Se um irmão ou irmã sofrer por falta de vestuário, ou por passar fome, e lhe disserem: Procura viver pacificamente e vai-te aquecendo e comendo como puderes”, e não lhe derem aquilo de que precisa para viver, uma tal resposta fará algum bem? Assim também a fé, se não se traduzir em obras, é morta em si mesma. Poderão até dizer: “Tu tens a fé, mas eu tenho as obras. Mostra-me então a tua fé sem as obras. Porque eu dou-te a prova da minha fé através das minhas boas obras!”
Tiago exorta o povo, pois estavam fazendo acepção de pessoas. Cristo em momento algum se desfez de alguém, e Ele provou com todas as suas obras que fé realmente move o coração à ação.
Portanto, a conexão entre ser crente e ser cristão está em ter fé e obras. Se cremos, logo temos que agir, e se não houver o agir, logo não temos o carácter de cristo. Fica claro para nós que a fé sem obras é morta, é tão tal que não somos salvos. O reino é conquistado por esforço, e nós que cremos no altíssimo também devemos agir por Ele e para Ele, pois o Senhor espera isso de nós.
Ele nos fez imagem e semelhança, e mesmo depois de pecar e ser destituído da gloria de Deus, Ele nos amou e nos trouxe de volta para perto através de seu filho Jesus. Negar a Cristo não é só com palavras, mas com cada uma de nossas atitudes.
Então eu te pergunto: Você tem negado a Cristo com suas atitudes ou tem honrado o nome de Jesus?
Conclusão: Qual a diferença entre ser Crente e Cristão
Aprendemos que o Crer tem sua diferença do Seguir, mas ambos se completam. Já parou para pensar que muitos agem como se estivessem salvo só por achar que a graça veio para simplesmente crer e que não precisamos fazer mais nada? Isso é o que chamamos de ”graça barata” onde muitos vivem da forma que querem só pelo fato de acharem que já são salvos.
A salvação é muito mais do que isso! Uma vez salvo sempre salvo não cola com Deus. Ou você crê e vive a sua palavra ou não.
1 Pedro 1:15-16 nos diz:
”Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”
A salvação exige um esforço, e um deles é se santificar todos os dias e viver da forma como Jesus nos ordena. Devemos buscar a santificação todos os dias lutando contra o pecado, e agirmos conforme os princípios da palavra.
Então me diga: Qual a sua opinião diante de tudo o que acabou de ler? Você é crente ou cristão?
Comente e compartilhe com os amigos sobre esta mensagem, vamos espalhar a palavra!
Abraços,