O cristão deve se envolver com política? De que lado o cristão está? Direita ou esquerda? O que a política tem a ver com a Igreja?
Essas e outras perguntas são feitas constantemente, e a cada dia as pessoas têm se questionado sobre sua posição política e muitos (como o tal acerbispo Roque Paloschi) dizem que a Igreja não deveria se envolver em política.
Será?
Bem, eu sei que seus ouvidos coçam quando se fala em política. E eu concordo, esse assunto de política está ficando chato. Porém, preciso abrir seus olhos sobre o assunto para que você entenda a grandeza dos riscos que você estará correndo caso faça pouco caso dela.
Pois tudo isso envolve uma guerra ideológica e doutrinas que corrompem o ser humano e a base da sociedade, que é a família.
A Bíblia nos alerta sobre cada uma delas e nos dá o direcionamento correto sobre o que devemos fazer para:
- nos posicionar;
- descobrir o propósito no corpo de Cristo;
- e como se prevenir das vãs doutrinas.
A Bíblia é a palavra de Deus, e Ela tem todas as respostas para nossas vidas, inclusive para a política. Portanto, se você é cristão e vive se perguntando se deve ou não se envolver com política…
A partir das próximas linhas, você vai descobrir armas poderosas que a palavra de Deus nos dá para você saber como se posicionar e se prevenir das vãs doutrinas e ideologias.
E para começarmos bem, primeiro você precisa entender o que é política na raiz.
O que é política?
Segundo o dicionário, política é ”a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; ciência política.”
A política está em todos os lugares, e nós praticamos ela todos os dias: nas formas de poder, nas decisões e nos conflitos. Além do mais, o modo como nos organizamos em sociedade define a nossa história, presente e futuro.
E por ser algo que fazemos o tempo todo, no livro de Provérbios 29:2, Salomão já nos alertava:
”Quando os justos governam, o povo se alegra; quando os perversos estão no poder, o povo geme.”
No versículo 4 ele também nos diz:
”O rei justo dá estabilidade à nação, mas o que exige subornos a destrói.”
E não acaba por aqui! No versículo 7 e 8 Salomão nos ensina:
‘‘O justo se preocupa com os direitos dos pobres, mas o perverso não dá a mínima atenção para isso. Os zombadores alvoroçam a cidade inteira, mas os sábios acalmam a ira.”
Agora pense…
Se a política não fosse tão importante, acha mesmo que Salomão perderia seu tempo escrevendo um livro especialmente para nos ensinar a fazer política?
Claro que não.
Contudo, veja que bizarro. Em 2 Timóteo 3:16-17 diz:
”Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para instrução na justiça.”
Se toda a escritura foi inspirada por Deus, porque o Senhor iria se preocupar em inspirar Salomão a escrever instruções sobre como governar?
É algo a se refletir não é mesmo?
Mas para ficar ainda mais profunda a nossa conversa, vamos falar sobre partidos.
Por que existem partidos? Qual a ideia por trás da esquerda e direita?
Outro ponto que devemos observar é sobre os partidos.
A pergunta que fica é: Deus tem um partido? O Cristão de verdade segue à direita ou à esquerda?
Bem, vamos analisar isso biblicamente respondendo a primeira pergunta: Porque existem partidos?
Em 1 Coríntios 11:19, Paulo diz:
”Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio.”
Outras versões dizem:
”E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.”
O que Paulo está nos dizendo aqui, é que a importância de se haver partidos ou divergências, é para que conheçamos quem são verdadeiramente os eleitos de Cristo. Ou seja, quando surge a heresia (teoria, ideia, prática etc, que nega ou contrária à doutrina estabelecida), os aprovados por Deus hão de se manifestar para que se tornem conhecidos entre o povo.
E como sabemos isso? Pela DIREITA e ESQUERDA.
Veja o que diz a escritura no livro de Eclesiastes 10:2:
”O coração do sábio o inclina para a direita, mas o coração do tolo o inclina para a esquerda.”
Loucura né? Mas é o que diz a palavra.
É de extrema sabedoria quando nos inclinamos para a direita, porém, somos tolos caso caminhamos pela esquerda.
Aqui você já consegue ter uma noção de quem é o verdadeiro povo de Deus.
Mas vamos lá…
O verdadeiro cristão é de direita ou esquerda?
E a resposta é: você quem vai decidir.
Eu não estou aqui para te dizer o que você deve ser. Como mensageiro da palavra, eu só entrego a mensagem! Você vai decidir por si só.
E para que você tenha certeza da sua decisão, vou te apresentar alguns fatos narrados pela Bíblia que te darão ainda mais certeza e convicção do que fazer.
No livro de Salmos 21:11 diz:
”Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos.”
Em Salmos 23:3 diz:
”Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.”
A palavra DIREITA e JUSTIÇA, se bem observadas, nos dizem que o verdadeiro caminho da justiça está à direita. Esses Salmos nos traz a ideia de que devemos andar em veredas direitas, porque é neste caminho que está a justiça.
E o que significa ”veredas”?
Segundo o dicionário, é um substantivo feminino que se refere a um caminho apertado ou sem espaço; sendeiro. Caminho alternativo através do qual se consegue chegar mais rápido a um determinado local; atalho.
Agora veja que interessante! Em João 14:6 diz:
”Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai se não for por mim.”
Observe que o próprio Jesus diz que ele é o Caminho, certo? Agora olha o que ele diz sobre esse caminho no livro de Mateus 7:13-14:
“Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.”
Analisando estes versículos, vemos claramente que Jesus é a vereda direita e de Justiça. Ou seja, ele é o caminho apertado e sem espaço que nos mostra o dicionário. A Bíblia nos prova isso por meio destes versículos.
Outro fato curioso está narrado no livro de Lucas 23:39-43 que diz:
”E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”
Neste capítulo do livro de Lucas é narrada a crucificação de Jesus. E como nós sabemos, Jesus não foi crucificado sozinho. Haviam sido pregados no madeiro mais dois ladrões.
Observe que um zombou de Cristo e o outro reconheceu o seu poder e se arrependeu. E no mesmo instante Jesus o salva.
Quer descobrir qual dos ladrões que se arrependeu? Veja o que diz em Mateus 27:38:
”Dois ladrões foram crucificados com ele, um à sua direita e outro à sua esquerda.”
Segundo esse relato, qual dos dois ladrões é o que foi salvo? o da esquerda ou o da direita?
Bem, a Bíblia não deixa claro qual foi, porém, há um forte indício de que foi o que estava à sua direita.
Mais um fato curioso está registrado no livro de Atos 2:33 que diz:
‘‘Pois Jesus foi levado para sentar-se ao lado direito de Deus, o seu Pai, o qual lhe deu o Espírito Santo, como havia prometido. E Jesus derramou sobre nós esse Espírito, conforme vocês estão vendo e ouvindo agora.”
Perceba que Jesus está sentado à direita de Deus Pai. A mesma direita que representa o caminho e a justiça.
Existem muitos outros versículos que reafirmam isso, como 1 Pedro 3:2 e Lucas 22:69.
No livro de Salmos 100:1 o Rei Davi estava sendo perseguido por grandes inimigos, e ele relata uma coisa curiosa:
”Assim declarou o SENHOR ao meu Senhor: ”Assenta-te à minha direita e aguarda, enquanto de teus inimigos faço um objeto de descanso para teus pés!”.”
Podemos observar claramente que o Senhor ordena a Davi que se sente à sua direita e espere. Ou seja, sente-se ao lado da justiça que agora eu luto essa batalha por você.
Acredito que depois de tantos exemplos e referências você já conseguiu entender qual é o lado que prevalece a justiça, não é mesmo?
Conclusão: O cristão deve se envolver com política?
Depois de todos esses exemplos e esclarecimentos, acredito que você tenha feito uma grande reflexão da sua posição atual diante de Deus e dos homens, e tirado suas próprias conclusões se realmente o cristão deve se envolver com política ou não.
É tempo de mudar esse quadro e tomar postura diante de Deus.
Você não é obrigado a nada e é totalmente livre para discordar de tudo o que acabou de ler. Mas lembre-se do que diz o livro de 1 Coríntios 11:19.
Agora você tem consciência do que é certo e errado, qual é o lado da justiça e o da injustiça. Se a heresia e as falsas doutrinas não te incomodam, é sinal de que você precisa rever os seus conceitos.
Se arrependa, e aprenda sobre política.
Grande abraço, que Deus te abençoe.